sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Diário de Bordo Cinefantasy - Dia 30/11

Depois da noite anterior, reunindo com a galera do Cinefantasy, e encarando uma noitada daquelas (lembrem-se, o que acontece em Sampa, fica em Sampa) - Acordamos cedo para encarar mais uma maratona de filmes, haja energético pra encarar. Neste terceiro dia, encaramos mais 4 filmes - o visualmente interessante Krokodyle, um suspense instigante em Patient 17, e os divertidos Planet of Vampire Women e Entrei em Pânico ao saber.... - vai aí a resenha de cada um - Na verdade estou um pouco confuso quanto a ordem dos filmes, mas tenho quase certeza que são esses - o importante é falar de cada um.

Krokodyle (Itália, 2010)

Visualmente fascinante e vencedor do prêmio de Melhor filme de Fantasia no Cinefantasy, Krokodyle vem arrebatando elogios pelo mundo afora. No filme, Kaspar é um jovem talentoso artista, que passa o tempo desenhando e criando um mundo fantástico, com personagens excêntricos. Cercado de amigos também excêntricos - um artista que cria estranhos seres com manequins, um cineasta fracassado, e uma fotografa que tem um estranho gosto pela morte. Conversando com eles, Kaspar junta idéias para criar um homúnculo - um pequeno ser, uma cópia de um ser humano, criado a partir de sêmen e sangue humano. A partir daí, Kaspar decide viver em seu mundo imaginário, deixando todos os seus amigos para trás - o que acontece é que, até onde o mundo real de Kaspar é realmente real, e não uma fantasia? Até onde seus amigos existem, ou são frutos de sua imaginação? Fantasia e realidade confundem também a cabeça do expectador.

Através de animações em Stop Motion, algumas realmente bizarras, uma linda trilha sonora, excelentes atuações - vamos acompanhando Kaspar e tentando entender sua mente - sonhos, pesadelos, lembranças compõem esse estranho mosaico de insanidade e fantasia.





Patient 17


Uma paciente misteriosa, com múltiplas personalidades - dois estagiários tentando desvendar a mente desta - um policial tentando descobrir o paradeiro de um criminoso pedófilo. Sonhos e alucinações, conflitos entre as personalidades. Patient 17 é um suspense instigante, que prende do início ao fim, o diretor Tuyet Le retrata o convívio da paciente com suas personalidades, cada uma mostrada como se fossem reais - em paralelo, a richa entre os dois jovens estagiários com seus diferentes interesses em entender e curar a paciente. O problema é que já vimos esse tipo de assunto de múltiplas personalidades abordado em outros filmes (Shutter Island, Clube da Luta...), tornando o final que tenta ser surpreendente; previsível.






Planet Of Vampire Women

Lindas mulheres vampiras, piratas espaciais, insetos gigantes, monstros, cyborgs - todos são personagens dessa ficção científica Z - Um filme com baixíssimo orçamento, efeitos especiais toscos e muito divertido, um filme daqueles que nos fazem rir do início ao fim. A história é sobre piratas espaciais, que após saquear um cassino, caem em um planeta, onde a Capitã é transformada em vampira após ser atingida por um raio (é isso mesmo) - O resto da equipe sai para tentar resgatar a líder, porém são atacadas poucos e vão se transformando em vampiras - quem se salva, tenta impedir a fuga das vampiras do planeta para evitar uma dominação dessa raça no resto da galáxia. 

Entre os personagens vale destacar a Clone, descrita como uma "clone do prazer" - linda e sexy - é a personagem mais hilária - que troca suas roupas (sempre curtas) com uma simples requebrada nos quadris - Destaque também para o personagem meio cyborg, meio humano (não me lembro o nome dele), que vive um dilema sobre ser uma máquina ou humano - que rende os diálogos mais engraçados do filme, como quando discute com o policial - "- Eu sou um humano!" / "Veremos, se eu cortar você, vai sair sangue ou fluído?". Monstros feitos de plastico, latex, isopor - tudo o mais artificial possível, dá um tom de homenagem a antigos filmes de Sci-Fi. Ah, para os marmanjos, sobra peitos e sangue para todo lado, nenhuma luta começa sem antes se rasgar a blusa das lindas personagens.





Entrei Em Pânico Ao Saber O Que Vocês Fizeram Na Sexta-Feira 13 Do Verão Passado - Parte 2 (Brasil, 2011)


O nome gigante já dá pra ver que o filme é uma sátira  (ou homenagem) a vários filmes Slashers adolescentes. O diretor Felipe M. Guerra realizou o filme com apenas R$ 3000,00  - o baixo orçamento é compensando com as cenas hilárias, e para quem conhece filmes de terror - as referências a vários filmes do gênero. A história se passa na cidade Carlos Barbosa - RS, sete anos após o massacre do primeiro filme (sim, houve um primeiro filme). Novos assassinatos começam a acontecer, e os sobreviventes começam a desconfiar que o assassino Geison voltou, já que se aproxima uma nova Sexta-Feira 13, nas mesmas condições primeiros assassinatos. Dentre as cenas mais hilárias estão a do advogado com a dominatrix e a beringela; as investidas do Guarda-Costas em Niandra, sempre fazendo referência ao filme Guarda-Costas - chegando a cantar a música tema. Mas o destaque mesmo, fica a cargo da atriz Dona Oldina, a avó do diretor Felipe M. Guerra, que tem um papel importantíssimo no filme - ela merecia receber um prêmio de menção honrosa. Tive o prazer de conhecer o diretor e sua avó, que estavam presentes na exibição - pessoas bacanas, que contribuem para produções do gênero no cinema nacional.






Com Felipe M. Guerra e Dona Oldina



Nenhum comentário:

Postar um comentário