quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Diário de Bordo CineFantasy - Dia 03/12

Último dia de filmes - e após as exibições, o Alex, o Carlos e eu escolheríamos o melhor filme do Juri Popular, a escolha estava difícil - vimos o primeiro filme (Nevermore)  no hotel de novo, um rolé na galeria do rock a tarde, e depois conferimos O Barão, e Malditos Sean - conforme disse no post anterior - assim como Alucardos, a crítica de Malditos Sean será separada.

Nevermore - Três Pesadelos e Um Delírio de Edgar Allan Poe (Brasil, 2011)

Nevermore é uma compilação de 4 curtas, baseados em contos de Edgar Allan Poe, um dos maiores escritores de Horror no cenário mundial

Em Berenice, vemos história de Egeu, um jovem obcecado por sua prima doente, não deixando de pegar uma lembrança dela - até que ela volta dos mortos para buscar - uma fotografia primorosa e um final assustador.

Morella é praticamente um monólogo narrado pela personagem do título, uma história de amor, dor, morte e um renascimento perturbador - méritos para a atriz, que parece recitar uma poesia sombria.

O Corvo, famoso conto de EAP, porém a mais fraca adaptação - um corvo atormenta um homem entregue as bebidas, e com uma consciência pesada ao lembrar da morte de sua amada.

Ligéia - mais uma história sobre amor, obsessão, morte, e renascimento - ópio, demência - ingredientes deste último curta.

Alguns temas são recorrentes nos contos de Poe, paixões obsessivas, volta dos mortos, tormentos, loucura - o diretor tenta transcrever com fotografias psicodélicas e atuações são bem teatrais - um filme com  áurea cult - interessante, fiel aos contos - mas sem o real horror que Poe proporciona.

Direção: Paulo Biscaia Filho.
Elenco: Rafaella Marques, Andrew Knoll, Michelle Pucci.




O Barão (Portugal, 2011)

"Aqui quem manda, sou eu" - com essa frase na cabeça, saí da sala de exibição, após escutá-la repetidas vezes neste longa português. O filme tem uma história interessante - em 1943, uma equipe cinematográfica produzia um filme sobre o conto "Branquinho da Fonseca" - que narra a história de um Barão ditador, este, logo quando soube das filmagens - mandou destruir tudo. A equipe foi deportada e morta um tempo após.

E no ano de 2005, parte do trabalho foi encontrado - o filme foi restaurado e refilmado. A história gira em torno do Barão - ditador e cruel - todos tinham medo dele. A chegada de um inspetor educacional, desperta o interesse do Barão, que trata logo de recebê-lo em sua mansão, o jovem inspetor, mesmo contra sua vontade, fica, afinal o ditador não aceitaria um não como resposta. Dentro da mansão, o Barão repete várias vezes a frase "Aqui quem manda, sou eu" - com um tom as vezes autoritário, outras vezes lamentador - O Inspetor pouco a pouco vai se envolvendo com a figura sombria, o medo se torna fascinação. Com um fotografia em preto e branco soturna - o filme tem um clima sombrio e amedrontador, o Barão é retratado como uma aparência vampiresca, porém sem a vida eterna. Um belo trabalho do diretor.

Direção: Edgar Pêra
Elenco: Nuno Melo, Marina Albuquerque e Marcos Barbosa.






Festa de Encerramento Cinefantasy

Após as exibições, como já de conhecimento de todos, escolhemos Alucardos como o vencedor - a resenha será separada, e mais detalhada, onde a escolha da minha parte será justificada - Chegamos tarde a festa, o show da banda Damn Laser Vampires já estava acabando - mas deu para curtir o resto da noite, com a companhia dos novos amigos - Agradeço em especial ao Eduardo Santana e a Vivi, organizadores do festival, pela oportunidade de fazer parte do juri desse sensacional festival - para quem me conhece e sabe do meu amor pelo cinema fantástico, foi uma conquista muito importante para minha vida. Agradeço também a Pri Ruiz, que ficou responsável pelo nosso deslocamento entre os locais onde eram exibidos os filmes. Aos meus amigos de Juri, Alex e Carlos - pela companhia na maratona de filmes - ao Ronald Perrone e Osvaldo - do juri dos curtas - Aos diretores Rodrigo Aragão, Felipe M. Guerra, o mexicano Ulisses, a dupla alemã Daniel e Kasper - e a tantos outros - Mayra, Joel Caetano, Fonzo, Ivandro...- Obrigado a todos, a até ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário