sábado, 17 de dezembro de 2011

Alucardos - Retrato de Un Vampiro

Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Juri Popular do CineFantasy, o qual fiz parte - o filme dirigido por Ulises Guzmán (que também ganhou o prêmio de Melhor Diretor) trata-se de um documentário, que resgata a memória do diretor Juan López Moctezuma - talvez o mais importante diretor de filmes de horror do México. Moctezuma assina obras importantes, entre elas Mansão da Loucura, e o mais conhecido por aqui Alucarda - La Hija de Las Tinieblas. Porém, o filme não se trata só sobre o diretor, é também sobre a incrível história de Manolo e Lalo - amigos, fãs da obra de Moctezuma.

Conhecemos no documentário, a história de Manolo, um jovem que desde novo é fã do filme Alucarda - a ponto de colecionar tudo sobre o filme e sobre a atriz principal, Tina Romero - o jovem que sofria bulling na escola onde estudava devido a sua condição (era hermafrodita), se identificou a sua maneira com o filme Alucarda. Mais tarde, conheceu Lalo - um jovem que morava em um carro, e tem em sua triste história, o assassinato de sua mãe pelo padastro, e todo o ódio que guardava por ele - através de Manolo, conheceu o filme Alucarda, e se identificou com a obra também. Em paralelo, vamos conhecendo também a história de Moctezuma, amante de jazz, talentoso radialista, e também fez parte da rede de TV mais importante do México - construiu uma família, a quem se dedicava com amor - tinha patrimônios milionários - e como já disse antes, foi responsável por importantes filmes de terror no méxico e no mundo. Com o tempo, Moctezuma perdeu quase tudo, inclusive a sanidade - acabou recluso em um hospício com esquizofrenia e Alzheimer.

Manolo e Lalo encontram o diretor, vão visitá-lo, e a pedido dele - o tiram do hospício (literalmente, o sequestram)- o levam para casa - e são responsáveis por recuperar a memória de Moctezuma - fizeram de tudo, inclusive levá-lo as locações dos filmes Alucarda e Mansão da Loucura - onde o diretor relembrou todo o seu passado. Manolo chegou até se fantasiar de Alucarda, causando comoção em Moctezuma. Devido a dedicação dos jovens - Moctezuma fez deles, guardiões de todo seu trabalho - hoje os dois são responsáveis pela posse de todo o material do diretor.

A maneira como do diretor Ulises conta toda essa incrível história - é um destaque a parte - misturando reconstituição de casos ocorridos, entrevistas, depoimentos, animações - o diretor conduz essa triste história de maneira ora tocante, ora assustadora - Relembra um universo de amor e loucura com maestria - uma atmosfera sombria para retratar um diretor talentoso, que até hoje é referência quando se fala de filmes terror.

Resgatar a história de Moctezuma, através da loucura e paixão dos jovens Manolo e Lalo - é de uma importância considerável para o cinema fantástico - Mesmo sendo um documentário, nós do Juri Popular, escolhemos Alucardos por unanimidade - por reconhecer todo o minucioso trabalho de Ulises Guzman ao contar essa triste história.

Direção: Ulises Guzmán
Elenco: Alessandra Moctezuma, Manolo Duran, Tina Romero, Juan Carlos Colombo, Christina Mason, Jorge Ayala Blanco, Luis Romano, Liliana Ortiz Durán, Lalo Casares, Eduardo Moreno, Carlos Monsiváis, Óscar Olivares, Alexis Arroyo, Juan López Moctezuma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário