quarta-feira, 14 de julho de 2010

Wolf Creek - Viagem ao Inferno


Wolf Creek trata-se de uma produção independente australiana livremente baseada em fatos reais. A história retrata três jovens - Ben, Liz e Kristie - viajando pelas desertas estradas australianas, e por curiosidade vão conhecer a cratera de Wolf Creek, provocada por um meteoro. Porém o carro estraga no local, e os jovens ficam isolados até a chegada de um estranho, mas simpático ‘caipira’ que oferece ajuda. Daí começa a verdadeira 'viagem ao inferno' dos jovens.

Nos primeiros 30 minutos de filme, somos apresentados aos três protagonistas. Cria-se, então, uma empatia entre personagens e espectadores, talvez porque nos identifiquemos com os mesmos. Rimos das piadas, das brincadeiras entre os mesmos durante a viagem. O elenco é jovem, bonito e competente em suas atuações. Convincentes, não caem nos estereótipos de filmes do gênero. O restante da ‘viagem ao inferno’, mostra a ajuda de Mick Taylor ( John Jarrat), que conquista a confiança dos viajantes com sua simpatia e seu jeitão engraçado, no melhor estilo ‘Crocodilo Dundee’. A figura simpática de Mick se transforma em um doentio psicopata que tem prazer em ver o sofrimento. Os jovens são submetidos a um jogo de tortura física e mental. Momentos tensos e violentos marcam o restante do longa. A simpatia criada no espectador pelos protagonistas se torna agonia.

O diretor Greg McLean, que assina também o roteiro, peca em alguns pontos, mas acerta ao não cair nos clichês dos filmes de horror e estereótipos dos personagens. O rosto do assassino é mostrado logo de cara, e não existe heroísmo entre as vítimas. As mesmas não hesitam em deixar o companheiro para trás e salvar a própria vida (isso não significa que se esqueçam dos mesmos) o que dá um tom mais realista à produção. Não existe nenhuma reviravolta no roteiro; o diretor apenas narra a trajetória de três jovens rumo ao inferno. O final pode decepcionar alguns fãs do gênero, mas é condizente com o resto do filme. Wolf Creek é cru e violento, tenso e perturbador. Comparações com filmes da década de 70 são inevitáveis, mas aí, já é outra história.




Wolf Creek (2005 - Austália)
Dirigido por Greg McLean.
Elenco: Cassandra Margrath, Kestie Morassi, Nathan Phillips, John Jarratt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário